05 dezembro 2011

O Pátio do Neto !!!





O Pátio do Neto foi sítio de tourada real !!! Ali nasceram  e viveram muitos pombalinhenses!  Era uma pequena comunidade inserida na aldeia grande do Pombalinho! Como se de uma família só  se tratasse!

 

 Onde moras? Quem? Eu? Moro no Pátio do  Neto!

 Não tinha nome de rua como todos os outros lugares do Pombalinho!!!

 

Tinha um sentido diferente de outros sítios! Muitos de nós ali brincamos e crescemos com os míudos do Pátio do Neto!

 

Hoje  já só restam as suas memórias!








Passamos lá  e  fomos encontrar um espaço abandonado, sujo e  em ruínas!

O  Pátio do Neto, morreu.

Morreu um dos espaços habitacionais  do Pombalinho! Morreu, também,  um pouco de todos nós!








Não fosse, porventura, a resistência destes seus  últimos "habitantes"...,   e   teria a própria vida morrido também,  no Pátio do Neto!!!!





.

4 comentários:

Pombalinho em Movimento disse...

Ao longo dos anos o Pateo do Neto transformou-se num local que não dignifica a história da nossa freguesia. De estaleiro a espaço de armazenamento de areias e toutvenant, de depósito de entulho e lixo, até ao esquecimento, tudo foi possível. Neste momento e porque a imagem pode induzir em erro, está a ser alvo de uma grande intervenção de limpeza com recurso a máquinas de movimentação de terras. Para que nos dois próximos meses esteja limpo,digno e com o piso arranjado, pronto para receber no próximo ano, e numa recordação da história, uma monumental Picaria e dias de festa. Aqui fica a promessa da Junta de Freguesia de Pombalinho

MGomes disse...

Concordo plenamente que uma das fotos pode induzir em erro, ou pelo menos, omitir o que se está a fazer neste momento no Pátio do Neto!!! A postagem no "Pombalinhense", não foi intencionalmente dirigida sobre o aspecto presente do Pátio do Neto, mas sim ao abandono de vários anos a que foi votado e que culminou naturalmente com a sua situação actual !!!

Aproveito no entanto para me congratular com os respectivos trabalhos de limpeza que estão em curso no Pátio do Neto!

Um Abraço

Manuel Gomes

manuela disse...

E finalmente chegou.
Faltam apenas 5 dias para podermos apreciar um evento que era á muito tempo atrás tradição neste local.
Esperamos por sim Sr Manuel Gomes. quase não precisará sair de casa para apreciar!

MGomes disse...

Obrigado Manuela, pela visita e também pela agradável chamada de atenção!!! De facto o Páteo do Neto finalmente viu por parte dos actuais responsáveis autarquicos uma atenção que outros nunca lhe prestaram !!! O "Pombalinho Em Movimento"...., chegou tarde mas ainda a tempo de nos podermos orgulhar do v/ trabalho!!! Bem hajam pelo empenho e dedicação em prol da nossa terra!