08 julho 2010

Festas Santos Populares 2010

Sob o lema "Pombalinho em Movimento", realizaram-se durante o mês de Julho por ocasião dos Santos Populares os tradicionais festejos. Quiseram, e bem, os actuais responsáveis autárquicos que se voltassem a reviver estes acontecimentos de cariz popular, realizados nas ruas de Norte (Hilário José Barreiros) pelo São João, no Sto António pelo Sto António e na rua de Baixo (1º de Dezembro) pelo São Pedro. E em boa hora o fizeram! A participação dos pombalinhenses foi bem reveladora de quanto as tradições merecem ser culturalmente preservadas e transmitidas às gerações vindouras!

Estivemos presentes na Festa de São Pedro que teve lugar na Rua de Baixo no passado dia 03 de Julho. O que nos oferece dizer é que foi uma noite agradávelmente bem passada, entre gente conhecida e bem disposta, de todas as idades, de espírito bem aberto e "despenteado" (como a propósito uma amiga publicou no seu blog). Conversamos, molhamos a garganta, pois então, e dançamos! Afinal o que é que o São Pedro padroeiro queria que fizéssemos nesta excelente noite de verão a si dedicada, senão a festa???!!!!

S Pedro

A Rua de Baixo, assim estava enfeitada a preceito!

S Pedro

A fonte da "nossa" rua, estava particularmente bonita!

S Pedro

"Pombalinho em Movimento". Precisa-se sempre!!!

S Pedro

Também houve "quermesse", onde os foliões se habilitaram a engraçados prémios!

S Pedro

Aspecto geral da noite do passado sábado, dia 03 Jul 2010, na rua de Baixo!

S Pedro

Em dia de festa, "Tristezas, não pagam dívidas", pois então!!!

S Pedro

Já pela noite dentro pudemos recordar danças e cantares do extinto Rancho Folclórico do Pombalinho, com actuação dos próprios.



Ao Luís Filipe Júlio e a toda a equipa por ele presidida, um bem haja pela realização dos Santos Populares de 2010 no Pombalinho!

2 comentários:

Dora Abadesso disse...

Voçês não sabem quem eu sou mas ,foi com algumas lágrimas que eu fiquei quando descobri este blog e vejo a vossa festa na ruaq inde morava a minha avó Maria pato Neto a sua alcunha, o meu nome é Dora Abadesso filha de Luis Abadesso( já falecido ) e de Palmira Narciso e eu ia muitas vezes passar uns dias ao Pombalinho ,lembro-me muito bem da Lurditas filha da Deolinda e do Sofio Félix , os dois irmãos Rodolfo e Frederico , os Mogas os meus primos Eduardo , Paulo e o Gemeo dele , o Felipe Julio penso que seja ainda o marido da Lurditas e gostava muito de os encontrar (Felipe Julio e Lurditas)Raquel Mateiro , a Susana que tinha o café nesta rua , os filhos da dª Ema Menderico Nuno e a Rita da rua de cima ao pé da casa do meu avô Joaquim Abadesso ,enfim brinquei muito nessa terra , nas festas ,garraiadas e sinto saudades de ir ver essa terra e pessoas que já não vejo há muitos anos !!!bjs para todos os que me conhecerem!!!!

MGomes disse...

Olá Dora!

Muito obrigado pela visita que fizeste ao "Pombalinhense" e acima de tudo pela palavras, bem carregadas de saudade, que nos deixaste neste teu breve comentário!

Também nós, tal como tu, ficamos felizes ao descobrires este espaço do Pombalinho, de onde ainda guardas felizmente muitas e gratas recordações!

Todas as pessoas que enumeraste, possivelmente também te gostariam ver! Se quiseres podes aqui deixar o teu endereço mail para que se torne mais fácil um futuro contacto entre vocês!

Já agora, se quiseres, podes visitar outros blogs relacionados com o Pombalinho e onde poderás relembrar, quem sabe mais pessoas tuas conhecidas!

Aqui http://escolapombalinho.blogspot.com/ e aqui http://www.opombalinho.blogspot.com/


Aparece sempre Dora!

Um Bjo
Manuel Gomes