06 dezembro 2011

Ponte de Fernão Leite




Já  muito escrevemos sobre a  ponte de Fernão Leite!  Desde os primeiros tempos da sua existência  até aos dias da sua quase morte anunciada, a ela nos referimos com  fotografias, publicamos textos, demos noticia de festas realizadas na sua periferia e até um blog criamos em sua memória!!!! Por isso, dentro desta  vontade alicerçada  de ver esta estrutura requalificada e "viva" em termos de memória colectiva,  muito dissemos,  pesquisamos e  contamos!

 

Mas por eleição do actual executivo da Junta de Freguesia do Pombalinho, acreditamos  que a sua  recuperação era agora  possível! Alguém olhava finalmente, diferente,  para o património que todos devemos por direito  preservar!!

 

A este propósito, hoje mesmo,  recebemos do Presidente da Junta de Freguesia  uma exposição  a dar-nos  conta da situação em que se encontram as negociações,  com as entidades envolvidas, para a sua possivel e desejada reabilitação. É do seguinte teor,  a carta que Luis Filipe Júlio  amávelmente nos endereçou:


Caro Manuel Gomes

 

 ... Na última campanha eleitoral para as Autárquicas 2011 o actual executivo da J.F.Pombalinho “prometeu” tudo fazer para recuperar a ponte e o espaço envolvente. Nestes dois anos temos realizado várias diligências para cumprir essa importante intenção mas surgiram alguns contra-tempos e situações inesperadas que desconhecíamos.

 

1º- Alguns meses atrás as Estradas de Portugal estavam a iniciar a demolição da ponte, o que conseguimos travar no momento (apenas retiraram uma pequena parte na extremidade da ponte). Ficamos assim a saber (o que não sabíamos): a ponte Fernão Leite é propriedade das Estradas de Portugal.

 

 

2º- Apesar disso iniciamos contactos e encontros com a C.M.Santarém (que não tem interesse naquele espaço) para tudo fazer no sentido da Ponte ser entregue à Freguesia de Pombalinho, processo que tem vindo a decorrer.

 

 

3º- Verificamos também que toda a zona envolvente da ponte é propriedade privada o que dificulta qualquer intervenção naquele espaço (ainda assim vamos tentar o que for possível para conseguir uma “pequena zona de lazer”.

 

 

O nosso interesse pela Ponte e a nossa acção são factos reais e por isso tenho o prazer de informar que na próxima segunda feira haverá na C.M.Santarém uma reunião com a nossa presença e das Estradas de Portugal, que já tem escrito um protocolo entre estas entidades, sendo quase certo que estamos a poucos dias de conseguir o que pretendemos nesta fase: a Ponte Fernão Leite passar a ser propriedade da Junta de Freguesia de Pombalinho. Depois disso “a história será outra” e a recuperação/restauração da ponte para permitir o trânsito (a pé e de bicicleta) mantendo a sua estrutura de sempre será (com mais ou menos dificuldades, apoio ou voluntariedade) uma realidade. Tal como prometido…………..porque o prometido é devido.

 

 

Agradeço que utilizes esta informação da melhor forma no sentido de a fazer chegar (por exemplo através do blogue Ponte Fernão Leite) a todos os interessados por este assunto.

 

Obrigado e os melhores cumprimentos

 

 

Luis Filipe Júlio




                      Nota - Blog  temático da ponte Fernão Leite    http://pontefernaoleite.blogspot.com/