14 abril 2007

"As Casas e as Fontes" de Joaquim Mateiro


Hoje, 14 de Abril de 2007, estivemos presentes na inauguração da exposição de pintura,  “As Casas e as Fontes da minha Aldeia", da autoria do nosso conterrâneo Joaquim Mateiro. Bem  mereceu, este nosso Amigo, que muitos de nós lá estivessemos estado afectuosamente presentes! Rodeado da sua famíla mais chegada (esposa, filha e neto), de muitos dos seus amigos e de algumas personalidades nacionais de entre as quais o General Ramalho Eanes, esta exposição, agora inaugurada, continua aberta ao público na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil em Santarém.


 Num livro existente no local e destinado para o efeito, deixamos escrita  uma  saudação dedicada ao autor/criador do trabalho exposto! Redigimos em forma telegráfica: “Uma grande lição de vida – Um abraço amigo de Manuel Gomes” . Agora que estou publicando e revivendo este acontecimento  reforço-a com muita amizade que daqui endereço ao meu Amigo Joaquim Mateiro: “ Uma grande e muito bonita lição de vida” . Obrigado, Joaquim.






Os visitantes, na varanda anexa à sala onde decorreu a exposição.









Momentos antes do início da inauguração do evento.









Joaquim Mateiro, ladeado pela Chefe de Gabinete do Presidente Moita Flores, Dra Luísa Féria, no momento em que recebe das mãos do seu amigo e ex. Presidente da Póvoa da Isenta, José Ribeiro Valbom, uma lembrança alusiva à exposição.









Miguel Noras, ex. Presidente da Câmara Municipal de Santarém, não quis deixar de estar presente neste momento de tão grande significado para o seu colega e amigo autarca, Joaquim Mateiro. Aqui conversando com Dra Luísa Féria na presença também da Raquel Mateiro.









Esta belíssima pintura da Igreja Paroquial do Pombalinho, "abre" a exposição do Joaquim Mateiro na Casa Pedro Àlvares Cabral.







A Fonte da Rua 5 de Outubro, vista pelo traço e as cores do Joaquim.







Nesta sala, o Joaquim explicando aos vistantes, a identidade e a localização das "suas" Casas do Pombalinho.








Uma das mais belas Casas pintadas pelo Joaquim, localiza-se na Rua Barão de Almeirim e o seu proprietário é a família de Américo Cachado.









Na sala onde estão expostas as Fontes do Pombalinho, o Joaquim explicando aos visitantes as razões desta sua dedicação à pintura.









Um momento de boa disposição, bem estampada nos rostos destes visitantes e amigos do Joaquim Mateiro.









Esta casa que pertenceu a um antigo Presidente de Junta de Freguesia do Pombalinho, Diamantino Carvalho, Foi motivo  para mais uma bonita inspiração artística do Joaquim Mateiro.