31 julho 2007

Férias 2007!!!


Estou de Férias!!!
Espero voltar, lá para fins de Agosto!!!
A todos, um muito obrigado pela colaboração prestada neste caminho percorrido a favor do Pombalinho!!!

17 julho 2007

Festas 2007


Como estava programado, decorreu no último fim de semana as Festas Anuais do Pombalinho. A abertura dos festejos aconteceu no dia 13 de Julho com actuação da Orquestra Scalabitana e o seu encerramento prolongou-se pelo fim da tarde do dia 15 de Julho com uma picaria no Recinto da Festa.
Durante estes três dias houve animação nas ruas do Pombalinho com a actuação de ranchos folclóricos, filarmónicas e uma condução de cabrestos por campinos da região, que com um trajecto previamente delineado, percorreram as ruas 5 de Outubro norte, Eugénio de Menezes, Barão de Almeirim, terminando no Recinto da Festa. Houve ainda lugar a espectáculos musicais e de dança. Foi bom verificar que todos os que quiseram participar nesta festa, puderam usufruir de um ambiente agradável proporcionado pela variadíssima programação que a equipa organizadora colocou à disposição de toda a população.

O Pombalinhense não podia deixar de se associar a estes festejos e dar-lhe notícia de uma forma ilustrada para todos que por razões impeditivas não puderam estar presentes e assim poderem por via deste espaço on-line, contactar com as suas gentes e reverem um pouco do ambiente vivido durante estes festejos de 2007.






A Procissão pelas ruas do Pombalinho, na qual participou a Banda Filarmónica Azinhaguense 1º Dezembro.











A procissão na sua passagem pela Igreja Paroquial do Pombalinho.











Actuação de Nuno da Camâra Pereira e sua filha Madalena, na noite do dia 14 de Julho.











Terminado o espectáculo musical, foi hora de discurso. Moita Flores, rodeado por elementos da organização e suas secretárias, Manuela, Florbela e Susana, a prometer que o Pombalinho jamais será esquecido pela Câmara de Santarém.






No domingo, dia 15, pudemos a assistir na rua Barão de Almeirim, à actuação dos Ranchos Folclóricos de Alcanhões e ...











... de Grupo Etnográfico Cuz de Cristo - F C da Portela das Padeiras de Santarém.











Um dos grupos de entre muitos Pombalinhenses que se renderam aos dançares representativos do nosso folclore.













Terminada a actuação dos Ranchos Folclóricos, a Festa continuou no Recinto das Instalações da Junta de Freguesia.











Aqui e já em pleno palco instalado no Recinto das Festas, pudemos assistir a momentos bonitos das danças tradicionais portuguesas.










Enquanto uns dançavam, outros prepararam-se para uma saborear uma merecida fêvera assado no espeto.











Aspecto de uma das áreas onde se podia petiscar calmamente, o famoso porco assado no espeto.












Uma das fases do percurso percorrido pelos cabrestos pelas ruas do Pombalinho. Imagem da rua Barão de Almeirim.









Bonita imagem, pouco antes da passagem dos cabrestos e campinos frente à Casa do Povo.











Já no recinto da Festa, os cabrestos completamente "disciplinados" pelos aplicadíssimos campinos.











Um grupo das menos afoitas que estiveram a assistir ao à demonstração taurina no Recinto da Festa.
Nota - Para uma reportagem fotográfica mais abrangente sobre o que se passou neste fim de semana no Pombalinho, clicar AQUI

Colaboração fotográfica de Teresa Cruz, nas fotos
da procissão.






11 julho 2007

Memória Inconsumível


4

Não é muito frequente em qualquer lugar do nosso país o lançamento de dois livros no espaço temporal de um mês, por escritores naturais da mesma terra. De facto, no início de Julho recebi de Guilherme Afonso um exemplar do seu livro recentemente criado e cujo título de capa se chama “Memória Inconsumível”.

 Se nos lembrar-mos de que semelhante evento teve lugar no dia 19 de Junho de 2007 no Pombalinho, para celebrar o lançamento de outro livro de poesia “Pedaços da Minha Vida” da autoria de Maria Luísa Duarte Narciso, bem nos podemos regozijar e considerar estes dois acontecimentos como verdadeiramente inéditos em toda a história da nossa terra. É com imenso orgulho que o Pombalinhense se associa (embora distante fisicamente) ao pré lançamento deste livro da autoria do nosso Amigo a residir em Maputo, uma vez que o acto oficial ainda aguarda data de confirmação. Uma obra literária traduz sempre reflexos sentimentais de quem o escreve e ao lê-la estamos indubitavelmente em permanente diálogo com o seu criador, neste livro assim é: viajamos poeticamente nos seus tempos, nas suas amarguras, nos seus encantos e desencantos e finalmente nas suas utopias.

 Fazer esta viagem comprometida, como o próprio deixa bem claro no seu primeiro poema intitulado “Poesia”, é conhecermos melhor o homem perante o mundo a que todos nós pertencemos, sem tabus de qualquer espécie e em que denuncia com o seu caraterístico rigor linguístico, os atropelos sociais, as injustiças e tudo que tenha a ver com a usurpação hipócrita do poder pelos “insensíveis à fragrância de uma flor” como exemplarmente denuncia num dos seus poemas, intitulado , “Escória”.




Vamos pois, viajar com o Guilherme nesta sua “Memória Inconsumível”, editado pela “Imprensa Universitária” em que tem a colaboração de seu filho Afonso dos Santos na responsabilidade gráfica da capa ( a fotografia é da autoria do Guilherme) e também na revisão. Finalmente, O Pombalinhense deseja ao Guilherme Afonso as maiores felicidades para este seu mais recente trabalho literário e pode crer que nós Pombalinhenses, que temos por si um enorme carinho, estamos fazendo votos para que o poeta, pelo seu muito caminho ainda por percorrer..., fale aos pássaros, fale às árvores, fale à chuva, fale ao vento, sem ter que pensar no que diz, e quem sabe, nasça daí MAIS POESIA!!!...* muita mais Poesia!!! *Frase em itálico, adaptada a partir do poema “Enjoo”.





10 julho 2007

Festas Populares no Pombalinho


POMBALINHO EM FESTA NOS DIAS 13, 14 E 15 JULHO DE 2007



Dia 13 de Julho
21.30h-Orquesta Típica Escalabitana.
22.30h-Mónica Sintra.
23.30h- Baile /Duo Daniel.

Dia 14 de Julho
17.30h-Missa seguida de Procissão acompanhada pela Banda Filarmónica Azinhaguense 1ª Dezembro
19.30h-Danças de Salão Escola de dança da Moçarria.
22.30 Noite de fados. Nuno da Camara Pereira e filhas
23.00H-Baile /Bandinha do Castelo.

Dia 15 Julho
10.00h-Desfiles de Cabrestos e Campinos pelas ruas com o Grupo Etnográfico Cuz de Cristo -F Cda Portela das Padeiras de Santarém, Rancho de folclórico de Alcanhões e a Banda Filarmónica doXartinho.
12.00h-3 porcos no espeto para a População
18.00h-Picaria no Recinto da Festa


Com o apoio da Câmara M de Santarém e Junta de Freguesia do Pombalinho.


Colaboração Joaquim Mateiro