30 abril 2007

Festa Primavera - 2


Ainda sobre a Festa da Primavera realizada no último sábado dia 28 de Abril de 2007 nas instalações da Casa do Povo do Pombalinho, devo dizer que foi a primeira vez que tive oportunidade de assistir a este tipo de actividades no Centro de Convívio do Pombalinho, mas o que vi, foi muito bonito. E sem qualquer tipo de reserva, devo dizer que o que foi proporcionado aos utentes deste Centro e de uma forma geral à população que quis marcar presença neste velhinho espaço da Casa do Povo, foi muito agradável, desde o ambiente de simpatia emanado das principais responsáveis pela Festa até ao clima familiar proporcionado pelas funcionárias, tudo foi muito bonito de ver. E seria injusto terminar, sem uma palavra de apreço e simpatia às principais promotoras desta iniciativa, as Dras Fátima e Gisela, bem hajam, pela vontade manifestada que a todos contagiou e para o ano aí estaremos.!!!

Nota - Já se encontra em visualização todo o filme fotográfico que foi possível realizar desta Festa. Por favor cliquem em Festa Primavera 2007

28 abril 2007

Festa da Primavera - 1


Decorreu hoje com muita animação e bastante alegria a Festa da Primavera realizada pelos utentes do Centro de convívio da Casa do Povo do Pombalinho. Foi muito agradável verificar o ambiente familiar que reinou ao longo deste último sábado de Abril nas instalações da Casa do Povo, que com a sua estimada colaboração nesta iniciativa, proporcionou aos mais idosos da nossa terra momentos de rara beleza e até de uma certa felicidade, bem estampada em alguns rostos já tão marcados pela vida.







No recinto onde se realizou a Festa, havia, como muito bem documenta a imagem, um cantinho com várias guloseimas regionais, sempre tão do agrado de todos.








O nosso amigo Joaquim Mateiro, não quis deixar de estar presente nesta Festa e até de prestar a sua colaboração na venda da doçaria regional.


 







Uma amostra com fritos bem apetitosos, de entre muitos outros da nossa doçaria regional que estiveram ao dispor de quem os quisesse provar.

 


 




Um dos momentos altos destas Festas foi a representação teatral da Maria Júlia Cavaco e de Manuel Gomes, da peça que levaram ao teatro Sá da Bandeira de Santarém, integrada no desfile de Vestidos de Chita. Aqui momentos antes do início da entrada em cena, Manuel Gomes ouvindo os últimos conselhos da Dra Gisela.

 

 

 





O mesmo se passou com a Maria Júlia, ouvindo também alguns pormenores de acerto da representação pela voz das Dras Gisela e Fátima.

 








 

Aqui, poucos momentos depois do início da representação.










O par Manuel Gomes e Maria Júlia Cavaco, já na fase da preparação do piquenique.


 








 

E depois do lanche... a troca simbólica de um gesto de amizade.










Aqui já na fase final, depois de terem ouvido fortes aplausos por parte dos presentes a esta bonita representação teatral.

 









Depois seguiram-se momentos de natural distração ao som do acordeonista presente, Nelson Pisco.

 









Um dos pares mais bem dispostos nesta Festa da Primavera.

 









O início da actuação do Rancho Folclórico de Vale de Figueira.

 









Já que Vale de Figueira é terra do Ribatejo, o imprescindível Fandango ... pois claro.


 



 





Um dos pares mais brilhantes deste magnífico Rancho Folclórico de Vale de Figueira, numa das suas últimas actuações nesta Festa da Primavera. Como nota final, o Pombalinhense não quer deixar de sublinhar o facto da existência de um clima de enorme simpatia que esteve sempre presente nesta Festa da Primavera e também o reconhecimento pelo esforço louvável das Dras Fátima e Gisela em tudo que esteve relacionado com este evento, para elas, um enorme aplauso, se é que poderei falar por eles, da população do Pombalinho e em particular dos seus idosos.

 

Para galeria completa das fotos, clicar AQUI.

 




21 abril 2007

Festa da Primavera !




Realiza-se no próximo dia 28 de Abril no Pombalinho a Festa de Primavera. É um evento patrocinado pelo Centro de Convívio da Casa do Povo do Pombalinho no âmbito de outros já realizados e dedicados aos nossos idosos frequentadores ou não destas instalações. A Festa naturalmente, estará aberta a todos os que queiram conviver e participar dentro de um ambiente de enorme alegria .



Fonte Informação_Joaquim Mateiro 






14 abril 2007

"As Casas e as Fontes" de Joaquim Mateiro


Hoje, 14 de Abril de 2007, estivemos presentes na inauguração da exposição de pintura,  “As Casas e as Fontes da minha Aldeia", da autoria do nosso conterrâneo Joaquim Mateiro. Bem  mereceu, este nosso Amigo, que muitos de nós lá estivessemos estado afectuosamente presentes! Rodeado da sua famíla mais chegada (esposa, filha e neto), de muitos dos seus amigos e de algumas personalidades nacionais de entre as quais o General Ramalho Eanes, esta exposição, agora inaugurada, continua aberta ao público na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil em Santarém.


 Num livro existente no local e destinado para o efeito, deixamos escrita  uma  saudação dedicada ao autor/criador do trabalho exposto! Redigimos em forma telegráfica: “Uma grande lição de vida – Um abraço amigo de Manuel Gomes” . Agora que estou publicando e revivendo este acontecimento  reforço-a com muita amizade que daqui endereço ao meu Amigo Joaquim Mateiro: “ Uma grande e muito bonita lição de vida” . Obrigado, Joaquim.






Os visitantes, na varanda anexa à sala onde decorreu a exposição.









Momentos antes do início da inauguração do evento.









Joaquim Mateiro, ladeado pela Chefe de Gabinete do Presidente Moita Flores, Dra Luísa Féria, no momento em que recebe das mãos do seu amigo e ex. Presidente da Póvoa da Isenta, José Ribeiro Valbom, uma lembrança alusiva à exposição.









Miguel Noras, ex. Presidente da Câmara Municipal de Santarém, não quis deixar de estar presente neste momento de tão grande significado para o seu colega e amigo autarca, Joaquim Mateiro. Aqui conversando com Dra Luísa Féria na presença também da Raquel Mateiro.









Esta belíssima pintura da Igreja Paroquial do Pombalinho, "abre" a exposição do Joaquim Mateiro na Casa Pedro Àlvares Cabral.







A Fonte da Rua 5 de Outubro, vista pelo traço e as cores do Joaquim.







Nesta sala, o Joaquim explicando aos vistantes, a identidade e a localização das "suas" Casas do Pombalinho.








Uma das mais belas Casas pintadas pelo Joaquim, localiza-se na Rua Barão de Almeirim e o seu proprietário é a família de Américo Cachado.









Na sala onde estão expostas as Fontes do Pombalinho, o Joaquim explicando aos visitantes as razões desta sua dedicação à pintura.









Um momento de boa disposição, bem estampada nos rostos destes visitantes e amigos do Joaquim Mateiro.









Esta casa que pertenceu a um antigo Presidente de Junta de Freguesia do Pombalinho, Diamantino Carvalho, Foi motivo  para mais uma bonita inspiração artística do Joaquim Mateiro.








12 abril 2007

Os nossos Idosos


Decorreu no passado dia 11 de Abril um desfile de idosos do concelho de Santarém no Teatro Sá da Bandeira. Muitos dos pares encenaram gestos típicos de namoricos de antigamente em forma teatral, dando motivo ao deslumbramento dos inesquecíveis vestidos de chita com que os jovens de outros tempos se vestiam.
Em representação do Pombalinho lá estiveram de uma forma particularmente brilhante, como a fotografia bem elucida, o par Maria Júlia e Manuel Gomes.
Como nota final, o Pombalinhense não podia deixar de endereçar um merecido aplauso aos patrocinadores desta iniciativa.

03 abril 2007

As Casas e as Fontes da Minha Aldeia



14 de Abr. a 13 de Maio
Inauguração 14 de Abril _Sábado 15h00
Exposição As Casas e as Fontes da Minha Aldeia


“São apenas oito casas, das muitas antigas e bonitas que existem na minha Freguesia o Pombalinho. As Fontes são quatro existentes na minha Aldeia, mas distribuídas pelas ruas de modo a servir a população. Sem escola de pintura, pois sou um autodidacta, pinto por prazer e pela força do destino; mas estes simples mas sentidos trabalhos, vieram trazer à minha vida uma razão para continuar a lutar por ela.” Joaquim Manuel Barreiros Mateiro

Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil

Largo Pedro Álvares Cabral
2000-091 Santarém
Telefone: 243 309 250
Fax: 243 309 259
E-mail:
casa.brasil@cm-santarem.pt